sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Plataforma Gueto

Irm@s

Quase duas semanas passadas da morte de Kuku, o relatório pericial vem revelar que ele foi morto à queima-roupa confirmando o que vários testemunhos excluídos da versão “oficial” divulgada pelos media já faziam suspeitar.

Este facto só veio reforçar a nossa convicção de que devemos continuar a denunciar e exigir que se faça justiça neste caso, visto que, o nosso silêncio em casos anteriores como os de Angoi, Tony, PTB, Tete, Corvo, etc., deixam pairar um clima de impunidade face a tamanhas violações dos direitos humanos e motivam um comportamento desumano por parte de vários agentes policiais.
Assim a nossa motivação não é apelar à violência mas sim à justiça como uma condição essencial para a paz social.

Posto isto continuamos a apelar à mobilização de todas as pessoas e organizações solidárias frente à 60ª A Esquadra na rua 17 de Setembro no Casal de São Brás, BOBA, amanha sábado às 16 h, com o único intuito de mostrar o nosso descontentamento face à forma como a polícia tem actuado nos bairros, junto dos jovens imigrantes, e de solidarizar com a família de Kuku na sua procura por justiça, não deixando que este caso caia no esquecimento como os anteriores.

Relativamente à propaganda que os media já começaram a orquestrar contra a Plataforma Gueto, nomeadamente no Diário de Notícias e na TVI, cabe-nos apenas esclarecer que lutar pelos direitos da nossa comunidade inscritos na constituição deste país e na Carta Universal dos Direitos Humanos, não é extremismo nem um apelo à violência contra o estado, mas sim um exercício de cidadania.

Por outro lado a forma como Kuku morreu representa um das formas mais extremas de violência que o estado exerce sobre os jovens negros, ciganos e brancos pobres.

A plataforma gueto é um movimento social constituído por um grupo de jovens oriundos de vários bairros e de diferentes origens que visa consciencializar e mobilizar a nossa comunidade em relação:

• À exploração e precarização laboral;

• À educação etnocêntrica que impacta na auto-estima de jovens com culturas diferentes e acentua as desigualdades;

• Às politicas de habitação que promovem a segregação espacial e a estigmatização das zonas onde habitamos;

• À estigmatização e criminalização da dita “2ª geração” e dos imigrantes em geral que tem servido para: por um lado, legitimar a brutalidade policial na nossa comunidade, e por outro criar e manipular uma opinião pública adversa;

• Todas as formas de exploração e discriminação.

Plataforma Gueto. Sem Justiça não haverá Paz.

Plataforma.gueto@gmail.com

26 comentários:

  1. voces sao uns santinhos do crlho nao haja duvida :lol:

    FORÇA AS AUTORIDADES POLICIAIS PELO SEU BOM TRABALHO

    ResponderEliminar
  2. Isto de ver as coisas a preto e branco, tanto de um lado, como do outro ... não leva a lado nenhum. Esses chavões de Brutalidade Policial,etc então são mesmo sinónimos de que, do "vosso" lado, não tiveram sequer vontade de analisar a situação segundo o ponto de vista das forças policiais ditatoriais e racialistas (etc).

    ResponderEliminar
  3. assassino do negro pobre??? grande lata!!! Eu faço é um grande apelo às forças policias que entrem sempre a matar contra estes animais, estes marginais que nada contribuiem para o bem deste país, que levam os dias a roubar, ameaçar, atacar, etc pessoas hoenstas e trabalhadoras. Voltem para a vossa terra já que não dão valor ao país que vos acolhe. É preciso aprovar leis que expulse esta escumalha no país, mm que tenham nascido cá, até à 2ª ou 3ª geração!!!!!

    ResponderEliminar
  4. "Coitadinho, era tão bom rapaz! Nunca roubou o carro, nem fugiu à polícia nem sequer apontou uma arma ao agente da autoridade... Que grande mentira!
    Era um cidadão exemplar! Passava o dia a estudar e a trabalhar para ajudar a família no dia a dia e um dia ser alguém.
    E a sua família imigrante nunca veio para Portugal receber subsídios para não fazer nenhum. Fartam-se de trabalhar para fazer de Portugal um sítio melhor!
    E mais, se fizessem algo de errado ou contra a lei, a culpa era dos portugueses que são todos racistas e intolerantes e faz com que esta pobre gente seja discriminada socialmente... coitadinhos!"

    Comunas de merda! Odeio-vos!
    É por causa de vocês que esta gentalha de merda do "gueto" (sim... são todos muito maus e do gueto... mas chegam a casa e vão tomar banho de água quente e para a net meter fotos no hi5) faz o que quer e quando justiça é feita, ainda os vêm defender e desgraçar a vida ao polícia que fez e muito bem o seu trabalho!
    Fazem o que querem e vocês ainda baixam as calcinhas e apoiam!
    É por comunas de merda como vocês que este país está como está. Entregue à macacada e a cair pela ravina abaixo sem fundo para bater sequer!

    Filhos duma grandessíssima puta!
    Comunas de merda! Todos para África com os pretos! Fiquem lá, bem longe, a matarem-se uns aos outros com a guerra (que os pretos só estão bem a fazer) e a fumar as vossas drogas!

    ResponderEliminar
  5. coitadinho do nigga!!!
    realmente, faça-se JUSTIÇA, lembrando o funeral do mártir, ali no cemitério de Benfica, com os amigos do pobre rapaz a entrar de motorizada num cemitério, agredindo membros da comunicação social.
    e ainda falam "ai o DN nao falou de nós"...
    eh pa...
    querem justiça, paguem os estragos que fizeram aos reporteres que lá estiverem (uma camara custa mais de quarenta mil euros).
    querem justiça, nao vivam a margem da lei.
    tenho dito.


    ass.: Um quadrupede chupista.

    ResponderEliminar
  6. ah sim, os santos

    Seria muito melhor o Policia em questão ter levado um balazio nos cornos, ou claro ter 30minutos a pensar se ia dar um tiro ou não em vez de ter que tomar uma decisão em segundos porque o morcão de um gajo não sabe parar e não se armar em imbecil a fazer gesto de puxar uma arma

    Alem disso o que foi feito depois aos Jornalistas, que pena que membro tãp produtivo da sociedade morreu, devia ter sido o policia certo?

    E se ele e os amigos fossem todos po c#$"#$?

    ResponderEliminar
  7. A policia devia de morrer toda para eu poder roubar à vontade eu como ladrão tbm tenho direitos e deveres perante a sociedade, tudo o que roubo desconto para o estado, já todos fossem como eu, pobre e honesto, aqui no bairro todos me conhecem e sabem do que vivo podem lhes perguntar se não sou uma boa pessoa! A vida já esteve pior mas felizmente tenho andado a investir no meu futuro e agora já tenho alguns luxos que não tinha antes como o bmw que arranjei a semana passada emprestado como é óbvio mais uns plasmas, dvd's, xbox's que arranjei do trabalho que até ofereci uns à minha vizinha da frente para poder ver aquele programa da tvi que tanto gosta :) sou uma pessoa dedicada ao trabalho vejam bem que até o trago para casa hás vezes nem tenho espaço para tudo :(

    ResponderEliminar
  8. Deviam era acabar com os "Kukus" todos e todas essas "vitimas" da sociedade. Há que respeitar a lei e a sociedade que os recebes pra fazerem uma vida melhor e ainda dificultam a vida daqueles que querem realmente trabalhar.

    ResponderEliminar
  9. VIM EM PAZ, não culpo o policia nem o kuku. Culpo sim esta merda de sociedade.

    Vou ser breve, mas vou dizer o que penso que deve ser feito:

    Se vocês querem realmente a paz (todos queremos, acreditem que, apesar de parecer, ninguem deseja a guerra), não utilizem este blog nem meios de comunicação para gerar odio à policia, ou aos pretos, ciganos, e outras entidades sociais. Antes de tudo racismo é sinal de retardamento, um ser inteligente é superior às diferenças fisicas do organismo de cada um, não julguem o "condutor pelo carro", julguem antes pela pessoa em si!
    Conheço muitos pretos bons e maus, tenho amigos pretos como tenho amigos brancos, e tamo-nos mesmo a cagar para a cor. É como eu dizer que uma pessoa é inferior porque tem um sinal da cara, ou por outro promenor qualquer fisico...
    Julguem as pessoas pelo que elas são, de cabeça!! Um tipo impecavel, inteligente, etc etc, seja preto, branco, lilas, as bolinhas azuis e cor de rosa, continua a ser um bom tipo, apesar do fisico que tem.
    Depois, por outro lado, se a policia perseguia o "KuKu", é porque este também estava a cometer algum delito (não confundam, não digo que o "KuKu" é o culpado, digo só que tem parte da culpa, assim como o policia, foram os 2 uns grandes imbecis).

    Peço-vos, a todos vós, que moram nos ditos "guetos", que são pobres, etc...
    Se querem a paz, dinheiro e justiça, parem com os assaltos, parem com a violencia fisica, parem com isso tudo!!! Por cada assalto que ha, aumentam o odio que esta sociedade tem por vocês, e eu, nem ninguem gostamos de vos odiar. Muitos de vocês nem são portugueses, e nós, com prazer, acolhemo-vos cá, damos-vos casas em predios, algum dinheirinho todos os meses etc.. Pode não ser muito, e eu sei que não é, mas é o suficiente para vocês estudarem, e ganharem o vosso dinheiro, e aí sim, poderem ser independentes e ao mesmo tempo contribuem para o bem de todos nós!! :D

    Por isso, usem a comunicação social e afins, para evitar a violencia de ambas as partes, não só da policia nem dos restantes. Digo, TODA a gente.
    Devia ser bem, e bem punido quem pratica violencia e qualquer outro crime.

    Por isso, não gerem odio, gerem paz, as mortes policiais acabarão assim que o crime acabar. Se tal não acontecer já não é culpa vossa e terá outra solução... Mas qual é o policia que anda por aí na rua a matar à toa?

    Por isso, para evitar mais casos como o "KuKu", cuja morte não sei se foi propositada ou não, (NEM ME INTERESSA PORQUE SABE-LO JA NÃO CONTRIBUI PARA NADA SENÃO GERAR MAIS ODIO), tentem evitar primeiro que as pessoas cometam crimes, pois se bem li nos jornais o "KuKu" planeava um assalto e ameaçou a policia. Claro que obviamente, apesar disto o policia NUNCA devia ter disparado, mas acidentes (ou não) acontecem!! Por isso evitem os crimes, tornem esta sociedade mais pura, porque atacar esquadras, brancos, pretos, ciganos e culpa-los por isto ou aquilo, e continuar em assaltos e ameaças, não RESOLVE NADA!!!

    Se eu for a passear na cova da moura por exemplo, sou abordado por individuos, agredido e assaltado.. Que mal fiz eu? A guerra não partiu de mim...

    Por isso, policias ou não, evitem a merda da violencia!! Dos assaltos, e tudo o resto!

    -Paz

    ResponderEliminar
  10. estes comentários deixam-me pasmada! então acham mesmo que se deve balear na cabeça, à queima roupa, as crianças de 14 anos que roubam carros?
    eu pensava que isso era só no brasil

    ResponderEliminar
  11. Brutalidade policial?
    Isso existe?
    Os policias são pessoas como tu e eu. Como os teus pais. Como os teus avós.
    Eles também têm familia, eles também se riem, eles fazem tudo o que tu fazes. Não são seres paranormais acima de nós.
    Nenhum policia te fará mal sem motivos para tal, garanto.
    Agora não é de admirar se alguém apanhado em flagrante a praticar um crime leve um tiro após apontar uma arma ao tal policia que também tem mulher e filhos para criar.
    Se um qualquer preto ameaça um policia e este lhe toca, arrisca-se a um processo disciplinar. Se bater num preto, fica suspenso. Se para proteger a sua vida e a dos outros, tiver de fazer uso da sua arma em serviço, pode ser expulso.
    MAS QUE MERDA DE PAÍS É ESTE QUE NÃO DÁ MAIS PODER ÀS AUTORIDADES?

    ESTE BLOG APENAS SERVE PARA DAR UMA MÁ IMAGEM DA POLICIA. Nem devia existir.

    Brutalidade policial?
    Eu digo antes: falta de poder policial

    ResponderEliminar
  12. Exmos,

    Eu gostava de saber se este santo ou outro qualquer do seu tipo, mata-se o policia, se haveria tanta contestação e revolta!!!
    A policia devia é ter mais autoridade para atirar a matar, sempre que visse a sua integridade física em perigo.

    ResponderEliminar
  13. Os pretos são, na generalidade, geneticamente menos civilizados do que os brancos. Basta ter em atenção a evolução das civilizações históricas, e ver que se não tivessem sido os europeus, eles nunca teriam saído do seu mundo minúsculo e ainda hoje andariam de tanguinha ou nús com o badalo a dar, a dar...

    Kuku, fizeste merda, agora levas tau tau no rabiosque! Ah... agora já não dá...

    ResponderEliminar
  14. :)
    Estive a ler todas as mensaagens postadas neste blog que se auto-intitula "brutalidade policial".
    Pelo que me pareceu, seria mesmo contra a pseudo brutalidade dos agentes de segurança desta nossa tão muy nobre pátria.
    Carissimos: afinal, estamos todos muito mais a favor do "toca a disparar", do que a favor do "coitadinho do preto".
    Ora muito bem.
    Eu sou da opinião de que, se te portas mal, apanhas. Que se lixe o gajo que anda a roubar. Se aos 14 anos rouba carros, aos 18 já mata alguém.
    Se não gostam do nosso país, o estado que lhes ofereça uma viagem de cruzeiro até áfrica (e o resto não digo).
    Estou completamente farta de ter vizinhos pretos, que moram às 4 familias num apartamento de 3 assoalhadas; de não poder por os meus filhos na escola pública, pq os pretos, como são pobrezinhos, precisam mais, e já não há vaga.
    Estou farta. Tenho dito

    ResponderEliminar
  15. "Por outro lado a forma como Kuku morreu representa um das formas mais extremas de violência que o estado exerce sobre os jovens negros, ciganos e brancos pobres."


    Coitado dele, n era criminoso nem nada. sim porque como tinha 14 anos n cometia crimes, mas factos tipificados como crimes.

    Epa vao po caralho voces e a vossas historias da carochinha. querem fazer alguma coisa, vão as escolas ensinar os putos a n roubar, nem andarem as facadas uns com os outros, sim pk os mais novos ainda têm a mente "moldavel", agora com 14 anos como o kuku caguem la nisso e sigam para outra, ensinem os putos a n baterem nos pais e a n roubarem carros que tanto custam as donos a pagar.
    Ha e tal brutalidade policial para aqui, brutalidade policial para ali.
    Quero ver se um dia assaltarem as vossas mulheres, namoradas, filhos, as vossas casas, os vossos carros, se incediarerm os vossos carros, se depois vão a policia pedir para apanharem os meninos.

    TENHO DITO !

    ResponderEliminar
  16. O Direito Penal deve ser diferenciado, tendo em conta o Crime e os Delinquentes que se pretende punir. Sendo assim, terá de haver um Direito Penal que se aplique à média e baixa criminalidade e outro que se aplique à criminalidade mais complexa e organizada. O primeiro visará os cidadãos integrados no estado, que aceitam a autoridade da norma jurídica, que sanciona o crime. O segundo destinar-se-á aos Inimigos, que rejeitam a Autoridade do Estado.O Direito Penal do Cidadão visará então os criminosos vulgares (homicidas, violadores ocasionais, burlões, autores de crimes passionais, etc.), enquanto o Direito Penal do Inimigo visará os criminosos profissionais, compulsivos e ideológicos (tráfico organizado de drogas, exploração comercial de crimes sexuais, pedofilia, criminalidade económica, terrorismo, etc.).Certos indivíduos ao praticarem certos tipos de delitos quebram o contrato social que os liga ao estado e à sociedade e, assim, devem ser tratados como inimigos. Quem comete, de forma permanente, determinados crimes que ameaçam o Estado e a Sociedade deve ser eliminado como um inimigo. O Direito Penal deverá deixar de ser retrospectivo (que pune um facto já praticado) para passar a ter um cariz prospectivo (que evita o cometimento de um crime futuro). As pessoas passarão a ser punidas pelo que são (capazes de fazer e de pensar). Não de pode defender o Terrorismo e os Terroristas e ficar impune, como ficou Mário Soares ao abandonar os portugueses nas colónias, entregando-os nas mãos dos seus amigos terroristas; ou Louça a aprovar as acções terroristas no Iraque e em Jerusalém.Assim, certos delinquentes deveriam ser objecto de custódias de segurança. O estado deverá responder com uma declaração de guerra a certo tipo de acontecimentos delituosos e não com o Direito.
    Direito Processual Penal do inimigo – Deverá incentivar-se a denúncia, recompensar-se a colaboração dos arrependidos, violar-se os sigilos. Num contexto de guerra o valor fundamental é a segurança e não a Justiça. O que aconteceu na Cova da Moura foi um Acto de Guerra, e como tal deverá ser tratado. Aqui a função do direito já não é a de realizar a Justiça, mas sim a de legitimar as medidas que garantam a Segurança. Este tipo de gente não merece a protecção da Ordem Jurídica, têm de ser postos fora do género humano. Ao delinquente inimigo deverá reforçar-se as medidas cautelares e preventivas, endurecer-se as penas e a reclusão. Guantánamo é um bom exemplo, o Inimigo tem de ser abatido!Direito Processual Penal do Cidadão – ao delinquente deverá aplicar-se o clássico direito processual penal, com todas as garantias.O tribunal se condena uma pessoa que matou outra, o que é que se pretende?Reafirmar o valor da vida humana ou a autoridade da norma do Código Penal que prevê e pune o homicídio?O que é que se quer defender com a pena aplicada, o bem jurídico ofendido ou a validade da norma violada?

    ResponderEliminar
  17. Inda hj um fdp dum preto se veio meter comigo assim do nada.
    Não me venham com os kukus e caralhos, vocês têm é todos cara de ku.

    Deviam era ser escravos como a 200 anos atrás, aí vocês é k tavam bem, tratados como os animais que são..

    Não vale a pena tratar-vos bem, continuam animais, prefiro ver-vos como escravos então..

    ResponderEliminar
  18. Morte aos Fascistas!!!! Morte aos Racistas!!! KUKU R.I.P.

    ResponderEliminar
  19. Deviam fazer um teste de DNA para ver se eram portugueses, português é o que? ...Galaico?Cartagines?Romano?Visigodo?Suevo?Grego?Árabe?Negro? Espanhol....Oh pessoal não há nenhuma raça pura, somos todos um bocado de mistura, provavelmente és de família muçulmana do séc XIII...provavelmente era melhor suicidarem-se todos. Ajudavam em muito a humanidade e assim já não tinhamos de gastar balas nas vossas cabeças ocas.
    Vocês são uns Tótós e só falam na net. Apareçam no meu bairro, para verem a tuna de porrada que levam...Venham com o vosso amigo filho de uma granda puta e grunho do Mário Machado. Cá vos Espero!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  20. Isso do Direito Penal do Inimigo até mete impressão.
    Não diga coisas dessas.
    Os comentários, infelizmente, ajustam-se ao teor do blog.
    Em caso de legitima defesa, na falta de outro meio, aceita-se a morte.
    O direito vigente é para todos. Podemos não concordar com a doutrina penal, mas, existindo, é para todos. A questão é essa.
    O facto de o jovem ser preto, branco, amarelo, pouco ou nenhum interesse. Foi uma vida humana que se perdeu. Com 14 anos não se pode dizer propriamente que o individuo é "criminoso". Certamente que o jovem nem noção tinha da realidade, da sociedade, e, está claro, era inimputável.
    Não fossem os factos relatados (perigo para a integridade fisica do agente), se o Estado conseguisse cumprir com as finalidades do sistema, possivelmente o jovem podia ter um futuro socialmente responsável, se assim o quisesse no futuro. Se assim não o quisesse talvez sofresse consequências, de acordo com o direito vigente na altura.
    Como referi acima, podemos não concordar com o direito vigente, mas, nunca podemos esquecer a dignidade humana - ponto inultrapassável, garantia minima. Mesmo que o Direito fosse como gostavam que fosse, duro, vós, os afectados pela onda de violência, a dignidade humana, a vida, em último termo, deve ser respeitada.
    O facto de certas pessoas, que praticam crimes, ditas criminosas, não terem respeito pela vida humana de outrém, não faz com que o Estado não a respeite.
    O Estado é o garante da dignidade humana. Se é dificil educar, socializar as pessoas, o Estado, simplesmente, não as pode matar. Pode até tomar medidas duras, penas de prisão efectivas duras, medidas segurança,etc (...)., agora a dignidade humana, a vida deve sempre prevalecer.
    Muitas vezes existem casos de violência policial, é certo, os policias são seres humanos como os outros. Necessário analisar dos termos em que ocorre e porque motivos. Se estivermos, no limite, perante uma guerra armada entre policias e grupos, é natural que mortes ocorram em razão de defesa dos intervenientes.
    Se um jovem, que, por acaso, até no dia anterior cometeu um crime hediondo, vai a passar num quelho e é agredido de uma forma violenta ou, no limite, é morto, sem, nesse momento existir motivo legitimo, estamos perante casos de violência policial injustificada. Violência essa que fomenta a desintegração social e o ódio. O mesmo, aos grupos, que sistematicamente, tomam os agentes de segurança como alvos a abater.
    É um problema complexo. Mas, penso que todos podem evitar isto.
    Tentando viver a vida sem praticar crimes, não ofender o Estado e, em todos os casos do género, de racismo, violência policial, apresentar queixa. Nesse momento, com mais credibilidade, as coisas correrão a favor. É o caminho para a integração que parte de cada um. O Estado não obriga ninguém a integrar-se. O Estado também não pode garantir uma igualdade utópica. Tudo depende de nós.

    ResponderEliminar
  21. desculpem lá se voces teem direito a ser julgados no tribunal; desculpem lá se voces fazem assaltos à mão armada a ourivesarias e bombas de gasolina e provocam danos psicologicos aos lesados; desculpem lá de fazem assaltos ao pessoal que anda na rua e apontam navalhas ao pescoço e miudos e miudas; desculpem la se miudos de 16 anos roubam carros aos seus proprietários , andam com eles a abrir e no fim lhes pegam fogo junto à Quinta da Lage em honra do falecido( e bem) Kuku; desculpem lá se toda a gente tem medo quanto ve um grupo de pretos a passar seja na rua ou na estação de comboio.

    Desculpem la se vos mandamos Foder !

    Voces é que têm razão e causam medo a toda a população!

    Bando de cobardes maricas que so agem em grupo. Vão à Merda voces e as vossas mania ! Pretos do caralho

    ResponderEliminar
  22. Ja pensaram em sair todos do meu país e irem para a vossa santa terrinha???

    ResponderEliminar
  23. Ao autor deste Blogue:
    Não sei qual é a tua ideia, mas este blogue só vem acicatar odios. É uma vergonha. Agora queres retorcer tudo? Os maus são os bons. Os criminosos são as vitimas? Pelo amor de Deus, haja um pouco de bom senso.

    ResponderEliminar
  24. Só um pouco de bom senso. Custa muito? Conheço muitos negors dos Bancos da Faculdade, que, como eu, trabalham de dia e estudam à noite. Conheço alguns negros do ginásio aonde ainda treino um pouco. São boa gente e nada têam a ver com estes monstros que andam a assaltar e a roubar. O que é que tu queres? Que aceite como normal os monstros que defendes? Deverei considerar anormais os meus amigos, por serem trabalhadores?

    ResponderEliminar
  25. Muito cá no fundo, o racista és tu. Tentas inverter os valores. Mas não consegues.

    ResponderEliminar